LIVRO: UM PEREGRINO EM MINHA PRAIA

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

BÍBLIA: A PALAVRA DE DEUS

         A humanidade tomou conhecimento da existência de Deus através da Bíblia Sagrada. Se não fora escrita, jamais saberíamos nada sobre Ele.. A partir daí, surgiram as distorções e os deuses  inventados que não O são. Os que os adoram transitam constantemente entre a ilusão e o delírio. Deus é único, inimutável, onipotente, onisciente e onipresente e não tem dono: não pertence à nenhuma  denominação religiosa. Quem não conhece o Deus da Palavra, só O conhece de ouvir falar, mas não teve uma experiência real com o Absoluto!
          Quem conhece ao Senhor guarda os seus mandamentos e a eles obedece. Seja todo homem mentiroso e Deus verdadeiro, diz a Palavra e  muitos levam uma vida de mentira, servindo a deuses estranhos, ignorando que a vida de cada um depende única e exclusivamente de Deus, até para acordar e respirar dependemos do Senhor.
           Que a Bíblia Sagrada seja nosso principal Manual de Conduta, que, por ela, pautemos nossa vida, guardando a Palavra no nosso coração para não pecar contra o Senhor! Salmos 119:11.

É PRECISO FIRMEZA E FÉ

           Se muitos cristãos defendessem e divulgassem sua fé em Cristo, com a mesma garra, energia e disponibilidade com que alguns ditos ateus contradizem inutilmente a existência de Deus, o mundo seria mais cristão. Deus é tão forte e perfeito em Si mesmo que,
"mesmo não existindo" provoca um barulho ensurdecedor.
           Muito importante saber que Deus ama a humanidade do jeito que é. Não faz e nunca fará acepção de pessoas. O Seu desejo é que todos retornem para Seus braços de amor, com humildade, reconhecendo quem é o Criador do Universo e de tudo que existe. Mas, muitos cristãos se acomodaram, mesmo tendo fé, não cuidam de passar essa confiança a outros, para que venham a crer. Há muitos "Tomés" no mundo de hoje, que necessitam de uma sacudida para buscar algo mais profundo e surpreendente.
          Há verdadeiros tratados escritos por ateus e agnósticos, para confundir os fracos e inseguros na fé. Partem de falsas premissas e defendem conclusões precipitadas e insubsistentes, entretanto, continuam defendendo suas ideias como se fossem a mais clara  e pura verdade.
          Nós, os que conhecemos a Verdade, não podemos retroceder, muito menos desistir, pois, há um rebanho desgarrado, que ainda não reconhece seu Pastor e que precisa retornar. Não se cruzarmos os braços, fecharmos a nossa boca e deixar que os insensatos e loucos dominem com seus pensamentos anticristãos.
           Não foi à toa que Jesus veio a este mundo pecador, humilhando-se na condição humana, para resgatar os perdidos, tendo morrido por eles, por amor! Foi uma presente da misericórdia divina para a humanidade. Muitos não fazem caso desse gesto de pura e perfeita Caridade! Mas é preciso crer naquele que é fiel! Mãos à obra! João 3:16.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

PELO FRUTO SE CONHECE A ÁRVORE

O irmão Jordano podou as árvores frutíferas do nosso quintal. Por sua experiência, alguns galhos com frutos foram ceifados. Em conversa posterior, me disse que a poda era indicada para que as plantas se revigorassem, dando frutos saudáveis, no momento certo. Pouco tempo depois, vejo o pé de limão florido, exibindo alguns frutos e flores, como mostra a foto. Tinha razão. Penso que é necessário sabedoria também para isso. Penso, também, em como Deus "poda" seus queridos filhos. Permite que certos fatos, tristezas e lutas nos atinjam para que nos fortifiquemos e possamos produzir frutos vistosos, saudáveis, mesmo que doa muito! Deus nos ama tanto que nos vê, em que pesem nossos defeitos, como árvores boas e nos potencializa para o Reino. Com Suas bondosas mãos, o Perfeito lavrador nos abençoa com o corte preciso, no momento e no lugar certo. Essa poda precisa define a colheita e a saúde da árvore que, por tudo isso, não será amaldiçoada ou cortada. Enfrentemos as lutas com fé e confiança nAquele que criou todas as coisas e nos limpa do que é mal. Poda não se confunde com disciplina, mas é preparação e cuidado! João 15:1 e 2.

AMAR SEM PRECONCEITOS

Vadia? Vagabunda? Nesta manhã, alguém, usando de seu direito de perguntar, fez um indagação no face, infeliz para quem pergunta; desafiadora para quem responde. Impressionou-me a ira quase ódio de várias pessoas. A maioria pareceu frequentar Igrejas evangélicas, mas o teor das respostas, totalmente contraditório com a fé que revela professar. Os nomes empregados para "definir" a pessoa passou do chão. Impublicáveis! Em nome de Deus tem-se praticado o desamor,tem-se matado e morto, mesmo quem pretende falar e divulgar o maior dos sentimentos. São dois os maiores dos mandamentos, mas não têm sido praticados, mesmo entre "evangélicos". Todos somos pecadores, mas não devemos pecar contra o Amor. Se jesus tivesse despedido a mulher pecadora com xingamentos, ela não teria se retirado para propalar o Nome daquEle que a compreendeu, perdoou e amou desde o princípio. Jesus tem ovelhas de outros apriscos, mas há as que não estão em aprisco nenhum: São as resgatáveis! Não sejamos mais uma pedra de tropeço para o mundo decaído! Dora Tavares

EU E MINHA CASA

Quando Josué disse que ele e sua casa serviriam ao Senhor, ele não estava dizendo que ele e sua casa não serviam a Deus. Muito ao contrário, sua família estava na presença do Altíssimo e exortava ao povo que voltasse a cumprir Sua Lei. Josué temia que essa gente se voltasse para os deuses de seus pais, os deuses dos Amorreus, e abandonassem o Deus verdadeiro, que os tinha sustentado no deserto,com braço estandido e mão forte, por longos quarenta anos. Nós, como povo de Deus, sempre estaremos sujeitos diariamente às tentadoras propostas do mundo, às investidas descaradas de satanás, à sedução enganadora do inimigo. Deus nos dá os escapes para que permaneçamos fieis.Escolhas sempre se apresenterão, no dia a dia, para todos nós, temos de escolher e nos posicionar. Estejamos atentos, para que, quando nas lutas, em que as tentações se intensificam; ou nas dificuldades, quando surge a vontade de desistir, possamos dizer como Josué, em Jos.24:15: ... "Eu e minha casa serviremos ao Senhor". Josué teve como resposta o reconhecimento do povo para com as beneficências do único e supremo Deus! Amém! Dora Tavares

quinta-feira, 26 de junho de 2014

O SILÊNCIO DE DEUS

O silêncio dos céus é eloquente. Quer dizer muito e somente com ouvidos espirituais poderemos entender seu significado. Infelizmente, muitos entendem como abandono de Deus, ou descaso, outros, que Ele está no comando e que a sua súplica e desejo não coincidem com a real vontade divina. Outras vezes, quer dizer "espere um pouco, você ainda não está preparado para receber o que deseja", caso esteja em sintonia com o querer do Pai. Receba o silêncio dos céus como prova de amor de um Deus cuidador, que enxerga lá na frente e sempre está adiante de onde iremos passar! Oh Deus tremendo, que quando se cala ou nos fala está dizendo " Confie em mim!"

ARREPENDER-SE É NECESSÁRIO

Lógico que me arrependo de muitas coisas que fiz... Com a vivência de hoje, e meu posicionamento diante de Deus e da vida, muita coisa não faria de novo. Não é bom responder sem pensar, ofendendo ao próximo, ter agido sem ponderar, omitido quando deveria opinar.Calado, quando se fazia necessário dizer... Mas orgulho e vaidade falaram mais alto! Claro que me arrependo das omissões, dos abraços e beijos que contive e das palavras que não falei, temendo ser piegas. Também me arrependo de não ter amado meus pais, mais do que amei! Me arrependo de ter falado, quando o momento era de escutar e, de ter-me contido, quando minha alma ansiava por pedir perdão. Me arrependo, porque aprendi, porque para alguma coisa servem a experiência e o sofrimento! Incluindo, ainda, me penitencio ter compactuado com coisas que as aprendi como erradas. Sobretudo e, finalmente, me arrependo de não ter ouvido o chamado de Deus, que me escolheu antes de tudo, pois, quase que a totalidade desses erros e consequências seriam evitados. Sei que teria sido uma pessoa melhor, mais transparente, mais sincera, menos impulsiva, melhor amiga e uma serva de Deus que, desde então, faria a diferença! Obrigada, Deus, por me falar nesta manhã e ter sido aprimorada para lhe escutar a voz, lhe obedecer e ter olhos para ver por dentro, e reconhecer que ainda há muito a ser consertado, mas que, hoje, não estou sozinha e que, de tudo, o Senhor me perdoou e me perdoa os deslizes todos os dias e me aponta o único Caminho de Salvação!

SEM ACEPÇÃO DE PESSOA

Incrível como pessoas se interessam ou não pelo seu semelhante, dependendo do credo que ele pratica. A dor, a tragédia, a tristeza são comuns a todos os seres humanos, independentemente de denominação religiosa, cor, raça, sexualidade, posição social... Não é pecado orar e interceder por quem quer que seja: Deus criou a todos e se interessa pela pessoa e não se compraz com o sofrimento de ninguém. Jesus deu o exemplo, vamos amar uns aos outros,intercedendo com orações, deixando de lado as "confrarias". Deus não faz acepção de pessoas para amar e salvar. Por que faríamos? Não devemos esquecer que Jesus se dirigiu aos Príncipes dos Sacerdotes e aos Anciãos do povo, em Mateus 21:31, dizendo-lhes que as meretrizes e os publicanos os precederiam no Reino de Deus. Essa Palavra não perdeu a validade!

CRISTO, MODELO IRREPREENSÍVEL

Deus nos escolheu antes mesmo que existisse o mundo. Ele nos chamou e nos capacitou para a boa obra. Para executá-la, necessitamos nos aperfeiçoar aos moldes de Cristo, buscando atingir a maturidade no Espírito. O cristão maduro não se coloca no centro das contendas, divulga a Cristo ao invés de promover-se; sente-se parte integrante no serviço do corpo da Igreja, nunca insubstituível: antes, se ocupa em contribuir para o aperfeiçoamento e conhecimento dos que virão após. Alegra-se com o que o Espírito Santo realiza na vida do irmão, reconhece e valoriza o seu crescimento espiritual na comunidade onde atua. O cristão maduro não se envolve em maledicências e "picuinhas": ao invés de se ressentir por alguma falha ou demonstração de fraqueza de alguém contra si, preocupa-se em ajudá-lo a crescer, suporta-o em amor, nunca o rejeitando, ou informando através de atitudes negativas que "não o tolera". O cristão maduro alimenta-se da solidez da Palavra e não se contenta com o leitinho espiritual ingerido a conta-gotas, anos após anos, apenas alisando os bancos de sua Igreja aos domingos, sentindo que cumpriu uma obrigação, mas se lança no trabalho ministerial com prazer e despojamento.. O cristão que se aperfeiçoa está sempre pronto para a peleja, em qualquer tempo, lugar e momento, porque a convivência diária e habitual com Cristo, pela leitura da Palavra, pela oração e intercessão junto ao Trono da Graça, não se conforma com sua própria acomodação, sendo exemplo para outros que se estacionaram, incentivando-os, com seu exemplo, à ação. Ser maduro espiritualmente é viver Deus em primeiro lugar, não se esquecendo de que o amor e o respeito a seu próximo são as chaves essenciais para se transpor os umbrais da porta de acesso ao Pai e de se estabelecer no coração de Deus, através da exclusiva ponte que é Cristo. Que cada um de nós busque diariamente a santificação! " Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E se invocai por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo de vossa peregrinação..." I Pedro 1:16 2 17.

TER FÉ É IMPRESCINDÍVEL

Deus deu uma medida de fé para cada ser humano nesta terra; assim como lhe aprouve conceder dons e talentos: para uns, um; para outros, dois; para outros; cinco... Os apóstolos de Jesus, conforme o Evangelho de Lucas 17:5 e 6, pediram-Lhe que sua fé fosse aumentada. Jesus lhes respondeu que se tivessem uma fé do tamanho da menor das sementes, poderiam mover uma amoreira do seu lugar e arremessá-la ao mar.Em Marcos 11:22 e 24, Cristo os conclama a ter fé, para que fossem capazes de mover e remover montes. E acrescenta que, se pedissem alguma coisa, sem duvidar em seu coração, orando, certamente a receberiam. Basta ter fé. A fé é mais que ausência de dúvidas, é a plena certeza instalada em nosso coração. Basta crer, para vermos a glória de Deus em nossa vida. Sem fé é mesmo impossível agradar a Deus! Que exercitemos nossa fé, orando e vigiando, crendo no absoluto poder de Deus, para que se transportem de nós os arvoredos dos problemas, os obstáculos que nos detém no meio do caminho e sejamos mais felizes.Com fé, singraremos mares revoltos e aportaremos em paz! Tendo fé, aguardamos a resposta, no tempo de Deus, sem desanimar ou mesmo questionar o Seu amor e a Sua misericórdia por nossa vida. Nada é impossível ao que crê! Deus nos abençoe e nos ajude na nossa falta de fé!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

ELE VENCEU O MUNDO

O Senhor nos aconselhou a que tivéssemos bom ânimo. Como ser humano, sabia que o mundo não é um mar de rosas, pois experimentou os sentimentos do homem que a condição de Deus, por um propósito maior, não O deveria livrar. O mundo oferece oportunidades de a pessoa se salvar, através do convite que é aberto para todos, sem exceção. Mas o que naturalmente escolhe é o desvio, o desobedecer. Sabemos que o sacrifício de Jesus naquela cruz, redimiu o homem da escravidão. Sabemos, também, que muitos escolhem permanecer sob a chibata do pecado, que mói sem dó, nem piedade. Assim vivendo, a pessoa paga o preço do sofrimemnto e recebe o salário da morte. Deus, na Sua infinita bondade, ofereceu o Filho para que tivéssemos vida em abundância, mesmo quando as circunstãncias são desfavoráveis, mas, a criação de Deus é rebelde desde o princípio: Primeiramente, aconteceu a rebelião de Satanás e seus anjos; depois, na terra, Adão e Eva foram expulsos do Paraíso, por pura desobediência ao Criador. Deus não aceita mais qualquer sacrifício como forma de remissão de pecados, pois, o sacrifício salvítico de Cristo foi mais que suficiente para nos libertar das garras do mal. Conhecendo a fragilidade humana frente ao pecado, Cristo, a Porta, nos oferece uma saída de honra, ou seja, se humilhar, reconhecer o erro e dar a volta por cima. Cristo nos fala com a autoridade do maior entre os vencedores. Ele desmascarou Satanás e, através da obediência ao Pai, até a morte, nos deu o mais perfeito exemplo de santidade, para que, por esse Caminho, trilhássemos e por esse diapasão de amor afinássemos nossa vida e encontrássemos harmonia em nosso viver. Jesus nos fala todos os dias, para que tenhamos bom ânimo, para que não desistamos de ser fiel àquele que nos é fiel e nunca nos abandona, até a morte. Essa é a única saída capaz de nos levar à plenificação, qual seja, nos rendermos Àquele que venceu o mundo que ê O Caminho, A Verdade e A Vida!

sexta-feira, 25 de abril de 2014

O LUGAR DE DEUS

Quando temos um encontro pessoal com Jesus, acontece uma transformação radical em nós, nos tornamos novas criaturas; o vazio existencial é preenchido e nos sentimos plenos e em paz, mesmo em meio a lutas e desafios. Se passarmos pela existência sem esse encontro, mesmo conseguindo tudo de valioso, há nada que possa preencher essa lacuna reservada para Deus. Também um coração afastado de Deus e entregue ao pecado é como um poço escuro e fundo, pois não há tesouro, loucura ou prazer que plenifiquem o homem assim!...

DEUS É IMUTÁVEL

A humanidade tomou conhecimento da existência de Deus através da Bíblia Sagrada. Se não fora escrita, jamais saberíamos nada sobre Ele.. A partir daí, surgiram as distorções e os deuses inventados que não O são. Os que os adoram transitam constantemente entre a ilusão e o delírio. Deus é único, inimutável, onipotente, onisciente e onipresente e não tem dono: não pertence à nenhuma denominação religiosa. Quem não conhece o Deus da Palavra, só O conhece de ouvir falar, mas não teve uma experiência real com o Absoluto!

SOB A DIREÇÃO DE DEUS

Quando Ló e Abrão se separaram, foi dada àquele a primazia da escolha. Os olhos do sobrinho, Ló, cresceram diante da possibilidade "de se dar bem" naquelas campinas verdejantes, belas como o paraíso do Senhor. Estendeu suas tendas em direção à Sodoma. Restou ao tio isto: as áridas terras em direção a Hebrom. Sem a direção de Deus, nossas escolhas podem retundar em fracassos: Ao final, Ló perdeu todas as riquezas, teve a família dizimada, entregue ao pecado e suas consequências; Abraão manteve a unidade com o Senhor e, abençoado, foi pai de uma grande nação, conforme promessa de Deus. Submeter-se à vontade e orientação do Supremo e Eterno Pai, é garantia de sucesso para nossa vida.

GLORIFICANDO A DEUS

Meditemos: sempre ouvimos que existe O PECADO e que não se discerne em "pecadinho" e "pecadão". Mas o Apóstolo Paulo nos adverte em I coríntios 6: 18 e 19: "Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que prostitui peca com seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus e que não sois de vós mesmos?". Glorifiquemos a Deus com nosso corpo, porque fomos comprados pelo sangue de Jesus e as consequências de tal pecado se discernem em suas consequências, que são desastrosas. Para Deus, não existe diferença entre este e aquele pecado, para nos perdoar, quando deles arrependemos com fidelidade de coração!

COMO ISAÍAS

Quando o Profeta Isaías teve a visão de Deus e reconheceu ser um homem de lábios impuros, se sentiu perdido: "Ai de mim que vou perecendo...".O serafim de Deus, tomando de uma brasa viva, tocou-lhe os lábios e o purificou de seu pecado. Então Deus lhe pergunta: "A quem enviarei, e quem há de ir por nós?". Ao que o profeta respondeu: " Eis-me aqui, envia-me a mim." Amigos, mesmo que, tendo conhecido o sobrenatural de Deus, tendo sido confrontados e achados indignos, Deus não desiste de nos purificar, de nos capacitar para a missão de levar a boa nova do Evangelho a toda criatura. É chamado, é graça e bênção! Isaías, como um de nós, estava sujeito a quedas e se sentia fraco, mas foi capacitado a levar a mensagem da vinda de Jesus, que aconteceria setecentos anos depois e a advertir o povo na sua ignorância. Que obstáculo tem impedido de falarmos da segunda vinda de Cristo, com autoridade e convicção aos desprevenidos? Clamemos a Deus para que nos purifique e possamos dizer: ENVIA-ME A MIM! Isaías 6:5 a 8.

VALORIZANDO PEQUENAS COISAS

Cada vez mais, tenho sentido um extremado prazer na simplicidade do dia a dia. Fico feliz com coisas aparentemente pequenas, e as valorizo e por elas agradeço. Complicar a felicidade, fazer dela algo inatingível, não é tarefa de que se ocupe o meu coração: Da janela de minha cozinha, preparando o café da manhã, curto a festa dos pássaros, sobre a terra revolvida, saboreando seu banquete. E me alegro por eles. E me alegro por nós que todas as manhãs Deus tem abastecido, principalmente de alegria e gratidão por sermos agraciados com o nascer de um novo dia. Parece pouco? Mas não é. Novo dia traz recomeço, novas oportunidades e tempo de compartilhamento e de conserto: "carpem die"! Vamos colher este dia de boa vontade, gratos e alegres, como uma criança brincando e como esses passarinhos, que trazem em si mesmos o alvoroço singular da felicidade. Bom dia, amigos!

ORAI E VIGIAI

Muitos homens da fé, brilhantes pregadores, caíram e têm caído, desde Lúcifer. São aqueles que, se sentindo "superiores", tentaram usurpar, não somente o trono de Deus, mas, a Sua glória! Conforme a Santa Palavra, " a vaidade precede a ruina e o orgulho, a queda." E enganam o coração. Que Deus nos trate contra a autossuficiência, pois o pendor do homem é para o pecado que gera a morte! Oremos e vigiemos, pois somos pecadores!

DEUS É FIEL

Deus continua abrindo o mar, fazendo verter águas em rochas, chover bênçãos, quando nossa esperança se resume ao tamanho da mão de um homem. Deus não para de nos abençoar, mesmo que não percebamos ou reconheçamos, porque é o Deus da provisão. Não deixa de mandar a chuva para bons e maus, pois não faz acepção de pessoas para amar. Deus é o mesmo de ontem e o será por toda eternidade. Como não adorar um Deus assim: fiel para sempre?

LIBERTANDO DO PECADO

A partir de coisas simples, alcançaremos as mais profundas. Pela manhã, cuidando do quintal, reparei nas raízes das plantas e ervas. Há um tipo de capim que é fácil de arrancar. Cresceu muito com a chuva, mas tem raízes superficiais. Outras plantas, mais rasteiras e menos robustas aparentemente, têm raízes profundas e não se arrancam com as mãos. Disfarçadas de fragilidade, passaram ilesas em limpezas anteriores e se arraigaram, necessitam de instrumentos e força extra. Assim é o pecado em nossa vida: muitos "não tem nada a ver", " todo mundo faz ", têm levado pessoas à derrocada moral, física e espiritual. Um pecadinho, aparentemente insignificante cria raízes e é reforçado pela nefasta chuva do mundanismo que passa pelo " o mundo é outro", "a Bíblia se desatuailizou" e, por aí afora. Deus não muda, nem em amor, nem em Justiça, bem como sua Palavra. Esforcemo-nos para nos libertar do pecado acariciado, aquele de estimação, que nos remete à ruína, antes que suas raízes se fortaleçam e se acomodem onde estão. Um bom dia, amados! Dora Tavares

CONFIE EM DEUS, CONFIE EM MIM

O silêncio dos céus é eloquente. Quer dizer muito e somente com ouvidos espirituais poderemos entender seu significado. Infelizmente, muitos entendem como abandono de Deus, ou descaso, outros, que Ele está no comando e que a sua súplica e desejo não coincidem com a real vontade divina. Outras vezes, quer dizer "espere um pouco, você ainda não está preparado para receber o que deseja", caso esteja em sintonia com o querer do Pai. Receba o silêncio dos céus como prova de amor de um Deus cuidador, que enxerga lá na frente e sempre está adiante de onde iremos passar! Oh Deus tremendo, que quando se cala ou nos fala está dizendo " Confie em mim!"

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A MULHER SAMARITANA

Samaria era uma terra de pessoas desprezadas que não eram mais consideradas judias pelos seus vizinhos mais religiosos do sul, por julgarem-nos pecadores, sem dotes espirituais relevantes. Não foi por acaso que, naquele dia, Jesus chegou à cidade de Sicar, no coração de Samaria, sob o sol escaldante do meio-dia, quando não se imagina que alguém ali estivesse naquele horário impróprio para uma caminhada. Naturalmente, naquele momento, como ser humano, Jesus estava com sede e buscava por satisfação física, enquanto os discípulo haviam se afastado para buscar comida na cidade. Mas, uma mulher ali estaria e o Mestre sabia disso. Como se tratava de uma pessoa de vida irregular, agravada pela condição de ser mulher, escolhia ir ao poço naquele horário, em que corria pouco risco de ser reconhecida, criticada e molestada por pessoas que a abominavam pela vida que levava. Nesse instante, deve ter-se surpreendido por ver aquele homem e, certamente, julgou-se perdida no momento desse inesperado encontro. Mais surpresa deve ter ficado quando o tal lhe dirige a palavra e lhe pede de beber, ao que ela respondeu, se referindo ao fato estranho de ser ele judeu e se dirigir a uma mulher samaritana. Então Jesus, buscando levar a conversa para o plano espiritual, argumenta que, se ela soubesse quem era Ele, ela quem lhe pediria de beber e receberia dele água viva. A seguir, ela indaga sobre ser ele maior do que Jacó que lhes dera aquele poço. Mostrando-se mais espiritual ainda, Jesus lhe informa que aquele que beber dessa água, jamais sentirá sede. Nesse instante, a mulher, ainda enfocada no plano material, deve ter sentido uma vontade enorme de beber dessa água, para que não mais precisasse se sacrificar, indo diariamente ao poço, sob o sol quente, correndo riscos... Deve ter vislumbrado uma vida melhor para si. Como ela ainda não se despertasse pelas coisas espirituais, Jesus apela pela sua vida particular e fala sobre a sua vida íntima, razão por que ela o julgou um profeta de Deus e aproveita para indagar sobre o lugar certo onde orar, se no monte Gerizin ou na Jerusalém dos Judeus. Uma centelha de espiritualidade começou aflorar nela. Nos versos seguintes, do 21 ao 24, Jesus diz o seguinte: “Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos Judeus. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” A mulher entra a falar do Cristo que viria e o próprio Cristo se anuncia: Eu o sou! A samaritana deixa seu cântaro no poço e vai falar dEle para outras pessoas naquela cidade. Cristo que conhece a natureza do homem melhor do que ninguém, seguramente olhava para a pecadora com amorosa compaixão e com confiança em que Ele poderia resgatá-la de seu pecado. Essa fonte de água viva está à disposição de todos que tencionam adorar a Deus em espírito e em verdade, para isso, precisamos olhar com olhos espirituais os fatos da vida, extraindo o que há de melhor, o que realmente nos possa transformar. Não há fonte mais segura dessa água, qual seja a Palavra de Deus expressa na Bíblia. De que adianta abrirmos o livro sagrado, em uma única e mesma página, deixá-la amarelar pelo abandono, sobre um móvel, quando dela poderíamos extrair a vida eterna? Façamos como essa mulher samaritana que, apesar de todas as suas falhas humanas, abriu o coração e a mente a Deus e ofereceu a si mesma a oportunidade de transformação de vida, antes que se fizesse tarde!