LIVRO: UM PEREGRINO EM MINHA PRAIA

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

FÉ RACIONAL

      A fé remove montes, nos faz ultrapassar montanhas de dificuldades, em vários sentidos. "Vai, tua fé te salvou", disse Jesus, em Marcos 5: 34. A fé cura e pouca fé nada realiza e ainda permite o temor: "Por que temeis, homens de pouca fé" , disse Jesus em Mateus 8:26.
      Como ninguém é profeta em sua casa, ou entre os seus, pouquíssimos milagres aconteceram em Nazaré, terra de Jesus. Será que Sua fé no Pai foi menor ali? A fé do que recebe a bênção soma nesse processo.
      Confiar em Deus faz a diferença! Não a fé cega, mas consciente, lúcida, racional, como a de quem sabe em Quem tem crido. Embora prodígios e sinais sejam operados em nome de outros, cremos, unicamente, nas bênçãos e realizações Daquele que é capaz de perdoar pecados. Ainda mais que Satanás se apresenta como "anjo de luz" para realizá- los e manter a dúvida e a confusão entre o povo de Deus. 2 Coríntios 11: 14. Apenas os escolhidos não serão enganados ou confundidos.
      Em quem e em quê estamos depositando nossa fé? A fé não se firma apenas em resultados, para que não nos resvalemos para o vale da destruição e da morte! "Bem- aventurados os que não viram e creram"! João 20: 29.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

PROSSEGUIR NA FÉ

        Não é incomum que pessoas iniciem um tratamento medicamentoso e, nos primeiros sinais de melhora, abandonem os remédios. Também não é incomum, que pessoas experimentem a libertação espiritual e abandonem a Fonte da Graça, mal se sentiram confortáveis, com as bênçãos recebidas. 
        No primeiro caso, as consequências serão físicas, pois a doença pode reincidir em condições agravadas; no segundo, as consequências serão espirituais, pois a acomodação compromete a evolução do conhecimento e prática da fé. Isso redunda em esfriamento ou soberba. 
    Precisamos ser responsáveis no cuidado físico, e, principalmente, com o aperfeiçoamento do espírito, pois, como pecadores, necessitamos, todos os dias, da assistência e das muitas misericórdias de Deus! Para tanto, cheguemo- nos a Ele, com os corações purificados e o corpo lavado com água limpa! Hebreus 10: 22.
Dora Tavares

EM DEUS SOMOS FORTES

     Vendo hoje alguns mamões no chão, muito pequenos, meditei no seguinte: Na corrida dos espermatozóides, na fecundação, também o vencedor sobrevive. É uma seleção natural. Aparentemente, aqueles frutos estão sadios, mas, a constatação da queda reafirma o contrário.
      Todas essas situações estão debaixo da autoridade de Deus, que comanda até o cair de uma folha, com o sopro do Seu hálito. Isaías 40:6 a 8. O que pretendo dizer é que, no plano espiritual, muitas vezes nos sentimos fortes, quando, na verdade, estamos em queda livre.
        Por outro lado, quando nos sentirmos fracos, perdendo a corrida, despencando do tronco, busquemos a força nAquele que nos fortalece e nos mantém dependentes de Sua misericórdia, portanto, enrobustecidos, assim, com Sua graça! "Seca- se a erva, caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. "verso 8.
Dora Tavares.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

UNIÃO DA IGREJA CONTRA O MALIGNO

Quando uma Igreja está morna em sua fé, como um todo, desagrada a Deus e não incomoda a Satanás. Quando está avivada, com membros que se jogam na obra ministerial, com cultos repletos da unção de Deus, alegra o coração do Pai e suscita a ira de Satanás sobre seu corpo. E ele a quer destruída e sem voz! Preparemo-nos com os recursos com que Deus nos armou: "o capacete da salvação, a espada da Palavra e o escudo da fé. " Momento em que a união, jejum, oração e súplica no Espírito fazem a diferença! Deus é fiel e livra- nos das investidas do maligno, em todo o tempo e lugar! Efésios 6: 13 a 18.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

PARA VIVER O SOBRENATURAL DE DEUS

Para experimentarmos o sobrenatural de Deus em nossa vida, dependemos do cumprimento de, pelo menos, 3 quesitos: Obediência, dependência total de Deus e fé. Elias obedeceu e se retirou para junto as torrentes de Querite, onde foi sustentado por um corvo ( sobrenatural); Deus ordenou que o Profeta fosse para Sarepta, onde seria sustentado por uma viúva pobre: Pelo sobrenatural de Deus, não faltou farinha na panela, nem azeite na botija, até o fim da seca. I Reis 17. Jonas decidiu obedecer e confessar sua culpa e irresponsabilidade, diante de Deus: foi lançado ao mar, engolido por um grande peixe e sustentado com vida durante 3 dias. Jonas 1:17. Vários são os exemplos na Bíblia, onde Deus agiu de forma sobrenatural, para favorecer pessoas ou uma multidão. Deus não muda e nem passa a Sua Palavra! Sem a fé, inexistem dependência e obediência. Portanto, busquemos, pela fé, uma profunda experiência com o nosso Deus e Pai!

terça-feira, 18 de agosto de 2015

POR ACRÉSCIMO

      Um ponto forte do mundo é a inversão dos valores essenciais. Atualmente, há uma busca frenética por milagres nos templos e uma procura insana por prosperidade. Jesus pregou e viveu a humildade e ensinou que, buscando o Reino de Deus e sua Justiça, em primeiro lugar, todas as coisas seriam acrescentadas. Infelizmente, os acréscimos passaram a ser o objetivo principal.
         Que o "deslumbramento" espiritual e a ansiedade não substituam a vivência e a prática da sã doutrina, que pode não ser suportada por muitos. Isso é bíblico! Mateus 6: 33 e 2 Timóteo 4 : 3.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

PAI NOSSO: MODELO DE ORAÇÃO

Jesus nos deu o Pai Nosso como modelo de Oração, para nos orientar nessa honrosa tarefa de falarmos com o Pai. A partir daí, oramos de maneira particular, com palavras que refletem o nosso viver e nossa experiência, para adorar, suplicar ou agradecer. Muitas vezes, o homem pede mal, não sabe o que pedir e como se expressar. O Espírito Santo Consolador tem, como mais uma de suas funções, colher nossa oração, conduzir a mensagem até o trono de Deus, numa linguagem adequada para o Senhor acolher, inexprimível aos ouvidos e entendimento humanos: ..." Porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimiveis". Podemos, então orar, com as palavras que conceber o nosso coração, sabendo que o nosso Intercessor, que o conhece e à intenção de nosso espírito, vai levar a mensagem ao Pai, de forma cristalina, perfeita e ideal. Assim, tenhamos liberdade para nos dirigir ao Senhor com palavras, ou mesmo, em pensamento. Romanos 8:26.
Dora Tavares

UM ALERTA AOS CRENTES

Há três expressões perigosas, exaustivamente, usadas no meio evangélico: CHAMADO, SENTI NO CORAÇÃO e DEUS MANDOU FALAR. Estejamos alerta com essas armadilhas inimigas: Nem sempre o chamado é da parte de Deus. Alguns têm origem naquele que tenciona tirar o cristão de seu foco principal: A adoração a Deus, partindo, pós"chamado", para servir em searas duvidosas, onde não se prioriza o arrependimento para salvação. Isso tem levado a muitos a se sentirem os "salvadores da Pátria Celestial", relegando a Jesus ao plano da indiferença. Precisamos nos diminuir para que Ele cresça! João 3: 30. O "sentir no coração" é perigoso, pois ele é "enganoso e corrupto", nem nós mesmos o conhecemos, mas Deus o sonda e esquadrinha. Jeremias 17: 9. Por vezes, nossos desejos e vaidades humanas falam mais alto! "Deus mandou falar": Ai daquele que se arvora como profeta e, fora da Palavra, falam "abobrinhas", para os que desejam ouvir o que ele não viu! Ezequiel 13: 3 a 13. Somos pecadores, carecemos da misericórdia de Deus, devemos arrepender dos pecados e partir para uma nova vida, com Cristo! Amém!
Dora Tavares.

sábado, 8 de agosto de 2015

PEDRO E JÓ

       O diabo pediu permissão a Deus,  para tocar na vida de Jó,  com sofrimento e desgraças.  Deus permitiu e o servo de Deus perdeu toda a fortuna,  a saúde e seus dez filhos. O Pai Supremo,  conhecendo a fidelidade de seu filho,  sabia que não blasfemaria. E, realmente, Jó foi vitima de terriveis amarguras, mas se manteve fiel!
   Quando Jesus se reuniu pela última vez com os discipulos, alertou a Simão que o diabo pediu para cirandá-lo, como numa peneira; mas, Jesus o impediu, rogando a Deus.
     Pedro ainda estava servindo à carne. Lucas 22:31. Admirava o Mestre, dizia amá-Lo,  pretendia conhecer a glória de Deus,  mas,  estava imaturo para compreender os mistérios do Reino.  Pensava em poder, almejava a força,  mas, necessitava, realmente,  se fortalecer para ajudar seus irmãos.
     Mas não seria naquele momento. Ainda agiria com arrogância, ao cortar a orelha do guarda, Malco e, pela fraqueza, que o Mestre conhecia, negou seu Senhor por  três vezes, antes que cantasse o galo. Aquele que  dissera que iria para qualquer lugar com Jesus, se limitou a olhá-Lo de longe! A soberba precede a ruína. Fosse  Pedro convertido, jamais negaria a Cristo, conforme registra a Palavra, exemplos  de vários mártires, que morreram e não negaram sua fé.
      Jó tinha arrolada, entre suas qualidades e virtudes, a humildade, por isso, reconheceu ainda mais a grandeza de Deus,  quando disse,  após ter sido por Ele novamente honrado, que, antes,  conhecia a Deus só de ouvir falar e que, agora, seus olhos podiam vê-Lo. Só de ouvir o nome de Deus,  já fizera de Jó,  um filho irrepreensível do Pai. Jó 42.5.  Pedro, ao contrário,  convivia diuturnamente com Jesus e até aquele momento, não se convertera.
     Em que pesem as diferenças entre essas duas vidas, Jó é citado e lembrado por sua fidelidade a Deus e,  Pedro, depois de convertido, pela firmeza, coragem e autoridade ao pregar o Evangelho de Jesus! Deus seja louvado!

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O PERFEITO AMOR

              O camarada lê o Salmo 91, até decorou, apregoa o Evangelho da Libertação, diz ter o Espírito Santo em sua vida, mas vive preocupado com mal-olhado, inveja, olho gordo, feitiçaria... Que que é isso meu irmão? "Contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel" diz a Palavra! Onde a fé? Cadê a confiança no Deus vivo?
             Devemos cultuar a Deus, não os feitos de Satanás. Receita: Passe um tempo de qualidade na presença do Senhor e se converta, de dentro para fora! Luz e trevas não se conciliam! Fortaleça na Palavra! Números 23:23.
              Deus deu uma medida de fé para cada um de nós. Se sua fé não é suficiente para lhe trazer paz, segurança, dias melhores, coragem para atravessar os problemas e imprevistos, peça ao Pai que lhe aumente a fé. È um pai bondoso e, como tal deseja que tenha vida em abundância e isso você pode terr, basta crer!