LIVRO: UM PEREGRINO EM MINHA PRAIA

domingo, 17 de janeiro de 2016

SOBRE A MULHER CANANEIA

Sabemos que a  mulher cananeia, considerada estrangeira, por não ser judia, perseverou diante das dificuldades. Correu atrás de Jesus, clamando por salvar sua filha, possessa por demônios e venceu.  Sabemos que seu amor por  ela impulsionou a que ultrapassasse  barreiras históricas,  nacionais e circunstanciais, ao ser censurada pelos discípulos e, inicialmente, ignorada por Jesus. Superou  a humilhação, quando confrontada por Ele, sendo  comparada a cães,   e recebeu o que pedia. Mas, há uma análise mais profunda: Jesus era incompreendido por muitos Israelitas e ainda não era o momento de alcançar os gentios com suas bênçãos e poder! Ela conseguiu que tais planos fossem antecipados, porque compreendeu a mensagem como ninguém. Sabia que "migalhas" de Deus eram suficientes para alimentar e mudar vidas, enquanto os que  O tinham entre eles, em carne e Espírito , não O receberam, principalmente os que mais conheciam as Escrituras. Será que, ainda hoje, os que dizemos conhecer os planos de Deus, afirmamos ter Cristo entre nós e em nós,  realmente recebemos e compreendemos o plano de salvação para nós mesmos e para os outros? Até que ponto, protagonizamos  um engano espiritual, de nos julgarmos Santos a nós mesmos, mas, na verdade, não temos entregado ao Senhor nossos míseros pães e peixes para que sejam multiplicados, para saciar outros seres famintos, que se sentem indignos, desprezados e abandonados fora do redil do Senhor! Que tenhamos sinceridade ao receber e passar a mensagem, para que as migalhas não sejam devoradas pelos pássaros da própria incredulidade, do desinteresse  e da presunção, enquanto o Senhor nos espera a todos, sem exceção, com a mesa posta! Marcos 7:27 a 30.

domingo, 10 de janeiro de 2016

DEUS NOS CAPACITA

Davi lutou com um urso e um leão,  e conseguiu  livrar suas ovelhas da boca dessas feras, matando-as. Por se sentir preparado, se ofereceu para enfrentar e vencer o gigante filisteu, Golias. Conosco não é diferente, pois o Senhor permite que enfrentemos fortes vendavais e problemas que se agigantam diante de nossa condição humana, para que sejamos capacitados e preparados para vencer desafios maiores, que definem ou mudam positivamente,  a trajetória de nossa vida! A perfeita sabedoria de Deus nos contempla com Seu perfeito amor e insubstituível cuidado! Deus é fiel!
O Samuel 17:37.

sábado, 9 de janeiro de 2016

ORAÇÃO DO PAI NOSSO

O Pai Nosso é um modelo de oração,  que Jesus nos ensinou, para que orássemos convenientemente!  Inicialmente, devemos invocar o Pai Celestial, a quem  deve ser  dirigida, reconhecendo o Seu lugar de habitação e a santidade de Seu Nome. Solicita  que o Reino dos céus desça a nossa insignificância e nos preencha, com a humildade de que necessitamos para nos submeter à  vontade do Criador,  entendendo que Ele  domina e reina,  não somente sobre esta terra, mas também os elevados céus! Busca contemplar nossa necessidade material, só por hoje, para que não nos preocupemos, demasiadamente,  com o maná de amanhã.  Alcança e fere nossa soberba, quando, ao reivindicar que nossas dívidas existenciais sejam remidas, revela ser preciso, para sermos ouvidos, que, antes, tenhamos perdoado  as faltas alheias, mesmo que nos custe declinar o cetro e descer do pedestal. E, ainda,  que precisamos, com  humildade, reconhecer que somos dependentes  da força de Seu perfeito Espírito,  para que não nos sucumbamos diante das infinitas e diárias tentações mundanas e, por fim,  que, assim, nos livre de todo o mal, com os quais conviveremos neste mundo dominado pelo pecado! Pelo Amém, assinamos,  com o Pai, um Termo de Concordância sobre  tudo que foi dito, para que assim seja!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

PECADO DA OMISSÃO

Muitas vezes, ao tomarmos uma atitude,  erramos, pensando acertar, cometendo, assim,  pecado por ignorância, que não é desculpa. Por isso, é importante pedir a orientação de Deus,  ouvir a resposta e obedecer Sua vontade! Mas, há os que poderiam tomar uma atitude, fazer ou falar algo,  diante de necessidades próprias, ou em favor de outra pessoa e nada fazem, mesmo estando em suas mãos,  a capacidade de ajudar: Estes são os o que se abstêm.  Deus nos cobrará, pedirá contas, no Grande Dia, por tudo que falarmos e fizermos, mas, deste Juízo, não se escaparão os omissos! Omissão é pecado!
E  o servo que soube a vontade do Senhor,  e não se aprontou, será castigado com muitos açoites;  o que não soube levará menos.  Ninguém sairá ileso!
Lucas12:47e 48.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

DEUS É QUEM DÁ O CRESCIMENTO

Gosto de meditar na Palavra de Deus, diante dos fatos corriqueiros e do  cotidiano:  No primeiro ano, nossa mangueira produziu apenas quatro mangas, uma das quais era tão  grande, que postei no Face. No segundo, foram onze, de bom tamanho. Comentei com meu esposo que,  no final de 2015, o pé não suportaria a quantidade de frutos! Pois bem, realmente, os galhos se curvaram ao peso das flores, conforme esperado. Mas, o sol causticante, o atraso das chuvas e a inexperiência da árvore contribuíram para que prevalecesse apenas uma fruta no pé  e, assim mesmo, oca,  por causa dos bichos. Lembrei-me da parábola do insensato, que, ao contrário,  abarrotou seu celeiro de grãos e afirmou que estaria tranquilo nos próximos anos e, naquela noite,  Deus o recolheu! Esqueci, na minha imprudência,  que a gente planta e rega, mas o resultado depende da permissão de Deus e que existem palavrinhas "poderosas" como: "Se Deus quiser" e nos tornamos tolos e insensatos!
Lucas 12:13-21.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

PARA O ANO NOVO

Gostaria, se pudesse, de anunciar que neste ano não haverá maldade, nem notícias de desamor e abandonos.  Que as redes de prostituição e de exploração do ser humano foi eliminada; que as Igrejas  se  reconciliaram com seu Primeiro Amor  e  que o Senhor voltou a ser o centro dos corações,  o motivo das orações e da nossa adoração!  Que as famílias se relacionarão sem egoismos, que o altar deixou de ser um trampolim para a fama,  ascensão política e riqueza material.  Que os eleitores,  deixamos de lado, ao votar,  nossos próprios  interesses e de praticar o  partidarismo selvagem e egoísta. Que o amor ressuscitou das cinzas de 2015 e que as tragédias anuais estão suspensas e que a tristeza fechou para balanço!  Mas eu posso afirmar que cada um de nós pode se aperfeiçoar, para contagiar e influenciar  nosso círculo de convivência e descontaminar  o meio-ambiente, se nos dispusermos.  Sobretudo, que Jesus está voltando e nos transformará e enxugará de nossos olhos toda lágrima,  saciando nossa fome e sede de Justiça, sem dor, sem pranto! Apocalipse 21:4.