LIVRO: UM PEREGRINO EM MINHA PRAIA

quinta-feira, 3 de março de 2016

O BEM CONTRA O MAL

Há mais perseguições contra  quem faz o bem do que sobre o que pratica o mal. À nossa volta e, até as Escrituras Sagradas contêm inumeráveis exemplos. Para os que insistem no exercício da virtude, tudo isso faz parte e chega a ser um estímulo, como um sinal de estrada que indica ao caminhante que a direção está correta. Fácil nunca foi, nem para Jesus, o Filho de Deus. Em nós, reside bem nenhum, mas o reflexo do amor do Pai em nosso coração faz com que O revelemos aos outros, não porque sejamos bons, mas, porque Ele é perfeito e o Seu Santo Espírito nos aperfeiçoa dia a dia! Que não sejamos vencidos pelo mal, ainda que, aparentemente, seja mais fácil cometê- lo!

TER OU NÃO TER FILHOS, EIS A QUESTÃO

Ter filhos ou não passa pela seara das escolhas, impossibilidades e circunstâncias.  No meu caso, que sou mãe adotiva, impossibilidades e circunstâncias se definiram em dois abortos, explorados mas inconclusivos, pelos recursos científicos disponíveis à época, e compreendidos, pessoalmente, como propósito de Deus para minha vida, pois Seu querer é mais elevado do que poderia supor minha humana condição.  Fala-se muito em direitos e muitos deles são  legítimos,  mas, essa apologia contra a maternidade me incomoda! Conceber e gerar filhos é uma graça sem tamanho,  uma concessão da misericórdia de Deus às pessoas,  de cooperar com a permanência e sucessão da vida,  de se continuar, de alguma forma, em sucessivas gerações.  Mais que isso, de a pessoa fazer parte de um processo sonhado e concebido por Deus para que nos completemos como família, pessoas a experimentar um amor que só perde, em dimensão, para o amor de Deus por nós.  É uma graça e um privilégio inominável para quem o Senhor chamou  capacitou e aparelhou  para a missão! Infelizmente, vemos nos animais uma compreensão instintiva desse mister,  que tem faltado a alguns seres humanos!
Infelizmente, digo!

UM NOVO CAMINHO

Creia, amigo,  que Deus tem um caminho novo, aberto a sua frente. Não aceite mais  as coisas velhas, que já lhe atormentaram. O mal não pode nos perseguir a vida inteira! Deus nos fez para sermos vencedores. Na Bíblia fala que nascemos para ser cabeça,  não para ser cauda. A cauda só cresce para baixo, a cabeça pode olhar além,  por sobre os horizontes! Deut. 28:13. Passou de hora, de você aceitar todas as demais bênçãos que Deus tem-lhe oferecido , sem sucesso! São muitas, incontáveis,  sem medida! Deus quer renovar a sua vida, com esperança,  com uma dose triplicada de alegria! Ele quer que pare de sofrer o passado! A página virou, a fila andou e você ficou parado na estação do tempo, olhando o trem se afastar, sem ter ânimo para tomar o próximo.  Deus quer lhe dar uma vida nova,  sem traumas, sem mágoas,  sem melancolia! Deus quer que experimente o gosto bom de  saber que é valorizado por Ele e que esse jeito de levar a vida , não faz parte dos planos Dele!      
Você recebeu um farto banquete, foi abençoado em vários sentidos e está comendo migalhas que caem no chão.  Deus programou uma vida de muito mais vitória, mas você tem de receber e tomar posse de uma bênção maior que ainda está embrulhada na caixa, que se chama FELICIDADE: Você sabe que o presente é seu, ninguém vai tomar, mas não usufrui do seu conteúdo.  Quando vai começar a viver de verdade? Depende de você a hora de recomeçar. Por que não experimenta hoje?'
"E o que estava assentado no trono (dos céus ) disse: Eis que faço novas todas as coisas,  e as coisas velhas já passaram..." Apocalipse 21:5.

SOBRE A MULHER CANANEIA 2

Uma mulher cananeia corria desesperada após Jesus, suplicando para que libertasse sua filha, possuída por demônios. O Mestre seguiu andando, como a ignorar a abordagem, ao ponto de os discípulos sugerirem que a mandasse embora, porque gritava.  A resposta de Jesus é surpreendente, porque veio de Quem não fazia acepção de pessoas: "Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel"!  Traduzindo: Cananeu não tem vez, vim para os judeus! Mas, necessitada, sabendo da fama e  poder  daquele homem, prostra a Seus pés e O adora e pede socorro. Para experimentar-lhe a fé,  Jesus compara os judeus como filhos; e os cananeus, como cachorrinhos e as bênçãos,  pães! Isso porque os judeus comparavam os pagãos aos cães. 1 Samuel17:43.  Ela, compreendendo a mensagem do Senhor, humildemente argumenta, dizendo que "os cães comem das migalhas que caem da mesa de seus senhores". Agora, a súplica muda de tom: reconhece sua condição de gentia,  não judia, comparada a reles animal pelos judeus, que merecia apenas migalhas, mas, pela fé,  sabia que, por menor fosse a "porcão" de bênçãos, vinda do Senhor era suficiente para livrar sua filha de todo o mal. Jesus responde que grande era sua fé e curou a menina! Foi o primeiro milagre realizado por Jesus a uma pessoa "estrangeira", pagã !  E a fé daquela mulher chegou aos nossos dias, pela Bíblia,  como uma das mais belas passagens do Novo Testamento! Glórias a Deus!

Mateus 15: 21 a 28.

É PROPÓSITO DE DEUS OU CULPA DO DIABO?


Deus não se alegra com o sofrimento humano, pois é puro Amor e eterna misericórdia. Nos ama tanto que, além do livre arbítrio,  nos deu Seu Filho para morrer por nossos pecados.   O pecado tem como resultado, além das consequências que acarreta,  a separação de Deus,  e a consequente morte espiritual. Incrível como o ser humano, para fugir de suas responsabilidades, credita  à vontade de Deus, seus erros e queda espiritual; ou
culpa o demônio, por suas escolhas atípicas! Somos tentados pela nossa própria concupiscência,  pela maldade de nosso coração,  pois somos livres para escolher, mas, pagamos o preço, caro, muitas vezes!!  Somos cristãos,  devemos refletir o caráter de Cristo em nós , sendo-nos vetado, sermos pedra de tropeço para outros, que ainda não se firmaram na fé!  Oremos e vigiemos, para não cairmos em tentação,  como aqueles  de quem Jesus disse: "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo." Mateus 23:13.