LIVRO: UM PEREGRINO EM MINHA PRAIA

quinta-feira, 30 de junho de 2016

AMAR E SERVIR SEM ACEPÇÃO

Realmente, todos nos sentimos iguais perante Deus. Conhecemos Aquele a quem servimos e nos instalamos, confortavelmente, a seus pés, sabendo que jamais nos rejeitará ou lançará fora, conforme Jo 6:36. Assim sendo, por que inumeráveis seres humanos,  se sentindo superiores ao próprio  Criador,  que lhes deu o sopro da vida, ignoram essa verdade? Parece que isso não acaba nunca! Temos, todos os dias, notícias de pessoas que foram rejeitadas, achincalhadas  ou preteridas,  por sua condição social, cor da pele, formação cultural ou posição ideológica,  religião, deficiências físicas ou mentais, maneira de se vestir, pela aparência incomum, e outras diferenças mais, que não se "encaixem" nos padrões estabelecidos pela "sociedade".
Ainda bem que Jesus não agiu assim, quando esteve no mundo, vivendo e sentindo na pele, literalmente,  as mazelas, sofrimentos e  desventuras mundanas, mais que qualquer um de nós. Ele rejeitou o pecado, mas acolheu e confortou a pessoa. Ele impediu o apedrejamento da mulher adúltera; escolheu pousar na casa de Zaqueu, um publicano desonesto; curou e pregou  igualmente a judeus e gentios; conversou com a mulher samaritana,  no Poço de Jacó, levando-a ao arrependimento;  comeu e bebeu com pecadores, por um propósito de amor; valorizou o  proceder dos samaritanos, quando os citou como exemplos de amor ao próximo e de gratidão, ignorando que eram reconhecidos como pessoas de "baixa estirpe".  Como parece difícil amar ao próximo, como Jesus amou? Como se torna difícil amar a Deus, quando amar ao semelhante parece uma missão quase impossível! "Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e seu amor está aperfeiçoado em nós." 1 João 4:12.
Que nos convertamos verdadeiramente ao amor de Deus e O amemos na pessoa do nosso próximo, e lhe façamos e lhe queiramos bem, sem olhar a quem! Bom dia!

sábado, 25 de junho de 2016

PROVA DE FOGO: ABRAÃO E ISAQUE

“Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós” Gênesis 22.5. Estas palavras de Abraão seriam simples palavras, significando "vou ali e volto já", sem o complemento "e havendo adorado" que faz toda a diferença.  Palavras pronunciadas por um adorador, que simplesmente, levava seu filho para ser sacrificado, por ele mesmo, o seu genitor!  O chamado Pai da Fé não vacilou e, junto com o menino, que o auxiliava, sem saber do real objetivo, caminhou rumo ao monte Moriá,  onde aconteceria a "adoração". Ele não acrescentou tais palavras, na tentativa de ludibriar o coração de Deus, não seria possível Àquele que o sonda; nem para emocionar e convencer a Deus a mudar o seu plano:  Ele demonstrou um dos maiores exemplos de confiança em Deus dos relatos bíblicos, por alguém meramente humano como nós.  Sem essa fé, não teria saído do lugar, não encontraria  forças para dar o próximo passo, sem retroceder. Mas o Senhor sabia o que poderia exigir daquele servo; Abraão, também,  sabia que podia esperar maravilhas do seu Deus, por ter crido que, daquele descendente, Isaque, surgiria uma grande nação!  E Abraão esperou em Deus, sem perder a confiança de que algo novo aconteceria, até que ouviu o "basta" do Senhor! E O adorou mais uma vez! Também passamos por pequenas e grandes provas. Há momentos em que dizemos "eis-me aqui, Senhor",  com o coração destroçado pelo sofrimento, sabendo que passa da  hora de a carne se ver livre do cutelo, porque a mão de Deus  impedirá o extremado golpe.  Só Jesus passou pela prova maior, sem que o cálice da lancinante dor lhe fosse  afastado! Confiamos em Deus, crendo nas promessas de Jesus, pois o Senhor jamais exigirá algo de nós, além de nossas forças e capacidade, porque nos ama com perfeito e extremado amor! Entremos em adoração ao Grande EU SOU neste dia!
Dora Tavares.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

CURA DA MULHER COM FLUXO DE SANGUE

Havia uma mulher que sofria de  um fluxo de sangue, há doze anos. Gastara todo seu dinheiro com remédios  e médicos, sem nenhum resultado. E ouvindo falar de Jesus, buscou por Ele, para ser curada. (Marcos 5:25-34). Era uma pessoa considerada imunda pela lei, enfraquecida moral e fisicamente  pela doença, mas forte pela fé! Vencendo com extrema dificuldade o percurso,  a multidão e a resistência dos discipulos, conseguiu tocar-lhe a orla do manto. Jesus  teria atendido sua oração da fé, dentro de sua casa, naquele momento? Ele  conhecia as necessidades e intenções de todos que O apertavam naquele instante, por que justamente aquela mulher desprezada de todos recebeu um milagre destes? Porque a fé estática,  sem movimento favorável,  que apenas conforta e se acomoda no coração, precisa ser estimulada para crescer e frutificar. A cada obstáculo enfrentado, mais aumentavam  nela o desejo e esperança de que, quanto mais se aproximasse do Mestre, mais seria ouvida, melhor  enxergada e,  finalmente atendida! Aquela que não podia tocar e ser tocada por alguém  segurou Jesus pelas vestes. Nada de especial havia naquela roupa, mas, para ela, significava a certeza de que assim  atingiria o alvo, ou seja, o coração do Senhor e essa certeza a impulsionou a agir.  Quando nossa fé se movimenta, o coração de Deus é acionado e dEle sai virtude! Ele sabia,  pela onisciência, quem havia lhe tocado, mas perguntou com propósito,  para que todos testemunhassem essa cura e perpetuasse esse acontecimento nas páginas sagradas! A fé que cura, salva o pecador e o limpa de seus pecados.
Você,  que já ouviu falar de Jesus, não desperdice mais seu tempo, busque-O com toda sua compreensão,  com determinação, com a porção de fé que Deus lhe  concedeu  e adore-O, agarre-se a Ele e veja as virtudes de Cristo fluindo do seu interior  como verdadeiros rios de águas vivas! Vale a vida! João 7:38.
Dora Tavares.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

NÃO SABEMOS PEDIR

"Àquele que, pela virtude que opera em nós, pode realizar infinitamente mais do que pedimos ou pensamos..." é o que está escrito em Efésios 3:20. Isso é uma realidade, não são simples palavras de incentivo,  escritas num livro de auto-ajuda!  Deus não muda e, consequentemente, sua Palavra não perde a validade. Muitas vezes, nossos sonhos e pedidos não se realizam, porque não guardamos, nem alimentamos nossa fé com orações e leituras diárias da Biblia ; de outras, porque não sabemos pedir: pedimos mal. Não suplicamos  a Deus, como clamou Jesus no calvário, "...faça-se primeiro a Sua vontade, se possível a minha..."   mas, visando obter   algo para simples regalo, um desejo tolo, desnecessário ou egoísta. Até mesmo, sem o saber, reivindicamos do Pai,  alguma coisa  que não está no momento de o  receber, ou,  esse atendimento pode nos levar à ruína ou degradação espiritual.  Peçamos bem, dizendo que se cumpra em nossa vida o que seja da vontade do Deus,  que nunca nos dará uma pedra, quando clamamos por pão, conforme preconiza Lucas 11.  Que saibamos, de antemão ,  que Ele é fiel e se compraz em satisfazer nossos sonhos e desejos legítimos, por mais ocultos e silenciosos  sejam, porque nos ama com infinito amor!  Bom dia.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

O MORNO DEUS VOMITARÁ:

  A salvação é individual e,  para nós,  uma graça imerecida,  da parte de Deus. Foi paga por Jesus a altíssimo preço: Morte de Cruz.  Para recebermos a coroa da vida,  temos de perseverar na fé, em obediência  e no amor,  até a morte, segundo Apocalipse 2: 10.  E o cristão morno não abandona o mundo, nem a "sua" igreja! Isso implica numa fé morna, sem frutos (resultados) e esperanças, embora este  louve e trabalhe na obra, com aparente entusiasmo.  Apocacalipe 3:16. Essa temperatura baixa do coração é percebida pelas atitudes do mesmo fora do templo. O milagre da cruz não escandaliza e nem é a mesma abraçada pela fé! Operações miraculosas de Jesus, que é o mesmo sempre,  na vida desses  filhos de Deus, nem sempre são observadas e, quando o são, muitas vezes,  recebidas como se fossem fatos corriqueiros, como tomar uma xícara de café: Não causa impacto!
Não falo de atitudes extravagantes, inaceitáveis  nos cultos, que não é demonstração de fé legítima,  mas a frieza tem permeado as igrejas, salvo por algumas exceções, cujas atitudes revelam intimidade com o Criador.
O amor  de muitos esfriará,  foi dito em Mateus 24: 12, principalmente com relação à fé em Deus e o que se vê no mundo e até nas igrejas, é consequência.
"Vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4. Não dá para servir a dois senhores!
 Resgatemos  o primeiro amor e não contentemos  em sermos mornos, para que contagiemos a outros e a coroa da vida não nos escape!

segunda-feira, 13 de junho de 2016

PAI NOSSO, MODELO DE ORAÇÃO

O Pai Nosso é um modelo de oração,  com que Jesus nos presenteou,  para que orássemos convenientemente!  Inicialmente, devemos invocar o Pai Celestial, a quem  deve a mesma ser  dirigida, reconhecendo o Seu lugar de habitação e a santidade de Seu Nome. Solicita  que o Reino dos céus desça a nossa insignificância e nos preencha, com a humildade de que necessitamos para nos submeter à  vontade do Criador,  entendendo que Ele  domina e reina,  não somente sobre esta terra, mas também sobre  os elevados céus! Busca contemplar nossa necessidade material, só por hoje, para que não nos preocupemos, demasiadamente,  com a porção de amanhã.  Alcança e fere nossa soberba, quando, ao reivindicar que nossas dívidas existenciais sejam remidas, revela ser preciso, para sermos ouvidos, que, antes, tenhamos perdoado  as faltas alheias, mesmo que nos custe declinar o cetro e descer do pedestal. E, ainda,  que precisamos, com  humildade, reconhecer que somos dependentes  da força de Seu perfeito Espírito,  para que não nos sucumbamos diante das infinitas e diárias tentações mundanas e, por fim,  que, assim, nos livre de todo o mal, com os quais conviveremos neste mundo dominado pelo pecado! Pelo Amém, assinamos,  com o Pai, um Termo de Concordância sobre  tudo que foi dito, para que assim seja!