LIVRO: UM PEREGRINO EM MINHA PRAIA

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

COLHEITA

Temos que escolher com cuidado   o que plantamos em nós. No tempo certo, germinará, ganhará corpo e forma  e frutificará. Bons pensamentos geram um corpo altivo e disposto; sentimentos do bem resultam em uma alma leve e grata. As atitudes corretas podem angariar incompreensões,  mas alimentam uma consciência tranquila. A fé,  se abastecida com orações,  cresce e aumenta a confiança  em Deus e produz milagres de transformação, para nós  mesmos e ao próximo.  Quem planta boas sementes no presente ceifará com  contentamento no futuro. O que espalha a semente do amor,  por mais que advenham decepções, encontrará conforto no coração de Deus! Ao contrário de tudo isso, o que semeia o mal, da maldade se sustenta e, por mais que acredite estar lesando e prejudicando o outro, está, na verdade, construindo um abismo de trevas em volta de si mesmo, e se preparando para mergulhar, de corpo inteiro, em sofrimentos..
"Aquele que semeia o mal, recolhe o tormento: a vara de sua ira o ferirá." Provérbios  22:8.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

MENSAGEM DE NATAL

Sem dúvida, " dar é melhor que receber" dizem as Escrituras. Muitos tiram do pouco que têm, oferecem a outrem uma oferta material, ou não, porque experimentaram a agradável sensação proporcionada pelo exercício da generosidade! E é muito bom, sentirmo-nos afortunados e cheios de graça, embora nunca devendo ser isso motivo de orgulho. Mas existe um outro lado, ou seja, onde ficam aqueles que estão recebendo algo, algum serviço ou atenção, que equivalha a um benefício, mas que, para estes, é muito difícil receber, por falta de humildade. Acrescente-se que existe uma via de mão dupla, pois, ao doar-se, se recebe e esse reconhecimento não aflora nos soberbos, que odeiam necessitar, detestam reconhecer que precisam de alguém, quando não invertem a situação. Aí se encontram os ingratos, que só encontram conforto quando doam e, uns miseráveis moralmente, quando são favorecidos. Receber exige humildade e quebrantamento de coração. Quando Jesus mencionou que "dos dez beneficiados pela cura, apenas um voltou para agradecer" nos mostrou, dentre outros ensinamentos, que, para alguns, o bem efetuado não passa de uma mera obrigação, patrocinada por quem se dispõe, porque quer. Estes são os que não têm gratidão para com Deus, nem com o seu próximo, porque ele mesmo é o centro de sua vida medíocre. Saber receber é arte, dizer obrigado e se sentir obrigado, é para os fortes, os de maleável cerviz, que compreenderam o plano divino de que, dando se recebe mais, "boa medida, recalcada, sacudida", interessante, quando o coração está pronto e talhado por Deus, para receber. Isso não é mensagem de Natal? Pode não ser, mas tem a ver com a humildade que Jesus plantou nesta terra e frutifica naqueles que experimentam a luz! Atos 20:35 e Lucas 6:38.
Feliz Natal!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

PERFEITA ORAÇÃO

Quando oramos em alta voz, devemos derramar nossa sinceridade, focando, apenas, em Deus. De repente, o irmão que se encontra ao lado, perdeu o "foco" e nos enxerga como " sábios", "ungidos" , "falsos" ou "loucos". Somente Deus conhece nosso coração! Somente Ele sabe os nossos momentos, pensamentos, dificuldades, nossos egoísmos e os desejos de nossa carne. Conhece quando oramos em Espírito e quando nosso clamor se resume a uma mera ilustração esteticamente perfeita, resultante de uma fé vulnerável e sem a real motivação! Que nos permitamos ser usados, verdadeiramente, como vasos toscos, mas preparados, dia a dia, de dor em dor, de graça em graça, para servir a Deus, e O adorar em Espírito e em Verdade, conforme convém! Que nos quebrantemos como Ana, nos disponibilizemos como Samuel, persistamos como Neemias e nos dirijamos unicamente ao Pai, com a humildade que Jesus nos ensinou!
Não poucas vezes, Deus acolhe o fechar dos lábios e o silêncio do coração daqueles que nEle esperam!
Dora Tavares

terça-feira, 13 de outubro de 2015

O BEM CONTRA O MAL

Há mais perseguições sobre quem faz o bem do que sobre o que pratica o mal. À nossa volta e até as Escrituras Sagradas contêm inumeráveis exemplos. Para os que insistem no exercício da virtude, isso faz parte e chega a ser um estímulo, como um sinal de estrada que indica ao caminhante que a direção está correta. Fácil nunca foi, nem para Jesus, o Filho de Deus. Em nós, reside bem nenhum, mas o reflexo do amor do Pai em nosso coração faz com que O revelemos aos outros, não porque sejamos bons, mas, porque Ele é perfeito e o Seu Santo Espírito nos aperfeiçoa dia a dia! Que não sejamos vencidos pelo mal, ainda que, aparentemente, seja mais fácil cometê- lo!
Dora Tavares

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

SOBRE A VOLTA DE JESUS

          Muito pouco se prega sobre o Apocalipse nas Igreja, salvo honrosas e raras exceções. Tudo na Bíblia é importante, para ensinar, exortar e até mesmo informar. Com exceção das promessas apocalípticas, a serem cumpridas, tudo se realizou até hoje, exceto fatos futuros, sobre a volta de Jesus, em livro como Tito 2:11-14, I Coríntios 1: 7 e 8, bem como Hebreus, João, Lucas, Mateus, 2 Tessalonicenses e outros que também se referem à volta de Jesus.
            Isso continua sendo uma promessa presente, sem dia e hora para acontecer. Os sinais são evidentes de que o fim está próximo, mas muitos continuam indiferentes e dormindo: "E os fariseus e os saduceus, aproximando-se, para o tentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu. Mas Ele, respondendo, disse-lhes: Quando é chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro. E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?' Mateus 16:1-3.
Que não sejamos como os tais!
Dora Tavares.

sábado, 26 de setembro de 2015

ELE NÃO TEM DONO

            O Espírito Santo de Deus é livre, sopra onde quer, como quer, sobre quem quer e no momento que escolhe! Nós nos sujeitamos a Ele e não o contrário! Não sejamos loucos e insensatos de querer dar ordens Àquele que emana do Pai e é Um com Ele e com o Filho. Necessitamos nos quebrantar diante de Sua magnificência, nos humilhar diante de Seu poderio e clarividência!
            Supliquemos para que nos limpe, na mente e no coração, para sermos usados, sem arrogância, prepotência, soberba e vaidade, onde, realmente, Ele não assiste e nem atua! Somente o Espírito Santo conhece os pensamentos de Deus e os transmite! Aleluia! I Coríntios 2: 11.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

ESPINHO NA CARNE

         Paulo, apóstolo, pediu, por três vezes, que o Senhor o livrasse de um espinho na sua carne. Literalmente, significava muita dor, insuportável incômodo, a qualquer toque ou movimento! Deus não o livrou do sofrimento e ainda o exortou a que aceitasse aquela situação, pois Sua graça lhe bastava! 2 Coríntios 12: 7.
          A Graça de Deus a nada se compara, assim, ele não insistiu nesse clamor: Reconheceu que, mesmo se tratando de um mensageiro de Satanás, o propósito de Deus na sua vida a tudo superava. Evidente está que sua limitação ou aflição física o impedia de se sentir soberbo! Humanamente, teria motivos de sobra para se orgulhar: Foi abordado e falou com Jesus, escreveu boa parte do novo testamento, foi arrebatado ao terceiro céu, a casa de Deus!
             O que Deus permite que soframos, muitas vezes é para nos manter dependentes de Seu poder e misericórdia, humildes e quebrantados diante do Altíssimo! Assim foi com Paulo, com Jó, tem sido comigo e com você!
                Glórias a Deus!

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

FÉ RACIONAL

      A fé remove montes, nos faz ultrapassar montanhas de dificuldades, em vários sentidos. "Vai, tua fé te salvou", disse Jesus, em Marcos 5: 34. A fé cura e pouca fé nada realiza e ainda permite o temor: "Por que temeis, homens de pouca fé" , disse Jesus em Mateus 8:26.
      Como ninguém é profeta em sua casa, ou entre os seus, pouquíssimos milagres aconteceram em Nazaré, terra de Jesus. Será que Sua fé no Pai foi menor ali? A fé do que recebe a bênção soma nesse processo.
      Confiar em Deus faz a diferença! Não a fé cega, mas consciente, lúcida, racional, como a de quem sabe em Quem tem crido. Embora prodígios e sinais sejam operados em nome de outros, cremos, unicamente, nas bênçãos e realizações Daquele que é capaz de perdoar pecados. Ainda mais que Satanás se apresenta como "anjo de luz" para realizá- los e manter a dúvida e a confusão entre o povo de Deus. 2 Coríntios 11: 14. Apenas os escolhidos não serão enganados ou confundidos.
      Em quem e em quê estamos depositando nossa fé? A fé não se firma apenas em resultados, para que não nos resvalemos para o vale da destruição e da morte! "Bem- aventurados os que não viram e creram"! João 20: 29.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

PROSSEGUIR NA FÉ

        Não é incomum que pessoas iniciem um tratamento medicamentoso e, nos primeiros sinais de melhora, abandonem os remédios. Também não é incomum, que pessoas experimentem a libertação espiritual e abandonem a Fonte da Graça, mal se sentiram confortáveis, com as bênçãos recebidas. 
        No primeiro caso, as consequências serão físicas, pois a doença pode reincidir em condições agravadas; no segundo, as consequências serão espirituais, pois a acomodação compromete a evolução do conhecimento e prática da fé. Isso redunda em esfriamento ou soberba. 
    Precisamos ser responsáveis no cuidado físico, e, principalmente, com o aperfeiçoamento do espírito, pois, como pecadores, necessitamos, todos os dias, da assistência e das muitas misericórdias de Deus! Para tanto, cheguemo- nos a Ele, com os corações purificados e o corpo lavado com água limpa! Hebreus 10: 22.
Dora Tavares

EM DEUS SOMOS FORTES

     Vendo hoje alguns mamões no chão, muito pequenos, meditei no seguinte: Na corrida dos espermatozóides, na fecundação, também o vencedor sobrevive. É uma seleção natural. Aparentemente, aqueles frutos estão sadios, mas, a constatação da queda reafirma o contrário.
      Todas essas situações estão debaixo da autoridade de Deus, que comanda até o cair de uma folha, com o sopro do Seu hálito. Isaías 40:6 a 8. O que pretendo dizer é que, no plano espiritual, muitas vezes nos sentimos fortes, quando, na verdade, estamos em queda livre.
        Por outro lado, quando nos sentirmos fracos, perdendo a corrida, despencando do tronco, busquemos a força nAquele que nos fortalece e nos mantém dependentes de Sua misericórdia, portanto, enrobustecidos, assim, com Sua graça! "Seca- se a erva, caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. "verso 8.
Dora Tavares.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

UNIÃO DA IGREJA CONTRA O MALIGNO

Quando uma Igreja está morna em sua fé, como um todo, desagrada a Deus e não incomoda a Satanás. Quando está avivada, com membros que se jogam na obra ministerial, com cultos repletos da unção de Deus, alegra o coração do Pai e suscita a ira de Satanás sobre seu corpo. E ele a quer destruída e sem voz! Preparemo-nos com os recursos com que Deus nos armou: "o capacete da salvação, a espada da Palavra e o escudo da fé. " Momento em que a união, jejum, oração e súplica no Espírito fazem a diferença! Deus é fiel e livra- nos das investidas do maligno, em todo o tempo e lugar! Efésios 6: 13 a 18.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

PARA VIVER O SOBRENATURAL DE DEUS

Para experimentarmos o sobrenatural de Deus em nossa vida, dependemos do cumprimento de, pelo menos, 3 quesitos: Obediência, dependência total de Deus e fé. Elias obedeceu e se retirou para junto as torrentes de Querite, onde foi sustentado por um corvo ( sobrenatural); Deus ordenou que o Profeta fosse para Sarepta, onde seria sustentado por uma viúva pobre: Pelo sobrenatural de Deus, não faltou farinha na panela, nem azeite na botija, até o fim da seca. I Reis 17. Jonas decidiu obedecer e confessar sua culpa e irresponsabilidade, diante de Deus: foi lançado ao mar, engolido por um grande peixe e sustentado com vida durante 3 dias. Jonas 1:17. Vários são os exemplos na Bíblia, onde Deus agiu de forma sobrenatural, para favorecer pessoas ou uma multidão. Deus não muda e nem passa a Sua Palavra! Sem a fé, inexistem dependência e obediência. Portanto, busquemos, pela fé, uma profunda experiência com o nosso Deus e Pai!

terça-feira, 18 de agosto de 2015

POR ACRÉSCIMO

      Um ponto forte do mundo é a inversão dos valores essenciais. Atualmente, há uma busca frenética por milagres nos templos e uma procura insana por prosperidade. Jesus pregou e viveu a humildade e ensinou que, buscando o Reino de Deus e sua Justiça, em primeiro lugar, todas as coisas seriam acrescentadas. Infelizmente, os acréscimos passaram a ser o objetivo principal.
         Que o "deslumbramento" espiritual e a ansiedade não substituam a vivência e a prática da sã doutrina, que pode não ser suportada por muitos. Isso é bíblico! Mateus 6: 33 e 2 Timóteo 4 : 3.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

PAI NOSSO: MODELO DE ORAÇÃO

Jesus nos deu o Pai Nosso como modelo de Oração, para nos orientar nessa honrosa tarefa de falarmos com o Pai. A partir daí, oramos de maneira particular, com palavras que refletem o nosso viver e nossa experiência, para adorar, suplicar ou agradecer. Muitas vezes, o homem pede mal, não sabe o que pedir e como se expressar. O Espírito Santo Consolador tem, como mais uma de suas funções, colher nossa oração, conduzir a mensagem até o trono de Deus, numa linguagem adequada para o Senhor acolher, inexprimível aos ouvidos e entendimento humanos: ..." Porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimiveis". Podemos, então orar, com as palavras que conceber o nosso coração, sabendo que o nosso Intercessor, que o conhece e à intenção de nosso espírito, vai levar a mensagem ao Pai, de forma cristalina, perfeita e ideal. Assim, tenhamos liberdade para nos dirigir ao Senhor com palavras, ou mesmo, em pensamento. Romanos 8:26.
Dora Tavares

UM ALERTA AOS CRENTES

Há três expressões perigosas, exaustivamente, usadas no meio evangélico: CHAMADO, SENTI NO CORAÇÃO e DEUS MANDOU FALAR. Estejamos alerta com essas armadilhas inimigas: Nem sempre o chamado é da parte de Deus. Alguns têm origem naquele que tenciona tirar o cristão de seu foco principal: A adoração a Deus, partindo, pós"chamado", para servir em searas duvidosas, onde não se prioriza o arrependimento para salvação. Isso tem levado a muitos a se sentirem os "salvadores da Pátria Celestial", relegando a Jesus ao plano da indiferença. Precisamos nos diminuir para que Ele cresça! João 3: 30. O "sentir no coração" é perigoso, pois ele é "enganoso e corrupto", nem nós mesmos o conhecemos, mas Deus o sonda e esquadrinha. Jeremias 17: 9. Por vezes, nossos desejos e vaidades humanas falam mais alto! "Deus mandou falar": Ai daquele que se arvora como profeta e, fora da Palavra, falam "abobrinhas", para os que desejam ouvir o que ele não viu! Ezequiel 13: 3 a 13. Somos pecadores, carecemos da misericórdia de Deus, devemos arrepender dos pecados e partir para uma nova vida, com Cristo! Amém!
Dora Tavares.

sábado, 8 de agosto de 2015

PEDRO E JÓ

       O diabo pediu permissão a Deus,  para tocar na vida de Jó,  com sofrimento e desgraças.  Deus permitiu e o servo de Deus perdeu toda a fortuna,  a saúde e seus dez filhos. O Pai Supremo,  conhecendo a fidelidade de seu filho,  sabia que não blasfemaria. E, realmente, Jó foi vitima de terriveis amarguras, mas se manteve fiel!
   Quando Jesus se reuniu pela última vez com os discipulos, alertou a Simão que o diabo pediu para cirandá-lo, como numa peneira; mas, Jesus o impediu, rogando a Deus.
     Pedro ainda estava servindo à carne. Lucas 22:31. Admirava o Mestre, dizia amá-Lo,  pretendia conhecer a glória de Deus,  mas,  estava imaturo para compreender os mistérios do Reino.  Pensava em poder, almejava a força,  mas, necessitava, realmente,  se fortalecer para ajudar seus irmãos.
     Mas não seria naquele momento. Ainda agiria com arrogância, ao cortar a orelha do guarda, Malco e, pela fraqueza, que o Mestre conhecia, negou seu Senhor por  três vezes, antes que cantasse o galo. Aquele que  dissera que iria para qualquer lugar com Jesus, se limitou a olhá-Lo de longe! A soberba precede a ruína. Fosse  Pedro convertido, jamais negaria a Cristo, conforme registra a Palavra, exemplos  de vários mártires, que morreram e não negaram sua fé.
      Jó tinha arrolada, entre suas qualidades e virtudes, a humildade, por isso, reconheceu ainda mais a grandeza de Deus,  quando disse,  após ter sido por Ele novamente honrado, que, antes,  conhecia a Deus só de ouvir falar e que, agora, seus olhos podiam vê-Lo. Só de ouvir o nome de Deus,  já fizera de Jó,  um filho irrepreensível do Pai. Jó 42.5.  Pedro, ao contrário,  convivia diuturnamente com Jesus e até aquele momento, não se convertera.
     Em que pesem as diferenças entre essas duas vidas, Jó é citado e lembrado por sua fidelidade a Deus e,  Pedro, depois de convertido, pela firmeza, coragem e autoridade ao pregar o Evangelho de Jesus! Deus seja louvado!

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O PERFEITO AMOR

              O camarada lê o Salmo 91, até decorou, apregoa o Evangelho da Libertação, diz ter o Espírito Santo em sua vida, mas vive preocupado com mal-olhado, inveja, olho gordo, feitiçaria... Que que é isso meu irmão? "Contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel" diz a Palavra! Onde a fé? Cadê a confiança no Deus vivo?
             Devemos cultuar a Deus, não os feitos de Satanás. Receita: Passe um tempo de qualidade na presença do Senhor e se converta, de dentro para fora! Luz e trevas não se conciliam! Fortaleça na Palavra! Números 23:23.
              Deus deu uma medida de fé para cada um de nós. Se sua fé não é suficiente para lhe trazer paz, segurança, dias melhores, coragem para atravessar os problemas e imprevistos, peça ao Pai que lhe aumente a fé. È um pai bondoso e, como tal deseja que tenha vida em abundância e isso você pode terr, basta crer!

quinta-feira, 25 de junho de 2015

DEUS SE IMPORTA COM O HOMEM?

  
Deus não apenas criou e trouxe o ser humano à existência, mas, desde o  princípio o sustentou, mesmo em situações de queda  moral e espiritual. A promessa é vida abundante aos que creem, e tem provado ao longo da história do povo de Deus, partindo da queda no paraíso, passando pelo deserto, pelas guerras e perseguições, e, até hoje,  é presença certa na vida de Seus filhos. 
Com vistas à plenitude de nossa vida espiritual, enviou o Espírito que o mundo não pode receber e está dentro de nós, os salvos, e tem realizado uma obra perfeita de transformação, restauração e redenção, para que obtenhamos a vida eterna.
Como o povo de Deus foi sustentado por longos 40 anos no deserto, com o maná diário, hoje,  pela Palavra, as promessas continuam alimentando nossa esperança diariamente, e o que crê de nada terá falta, sl. 23.
Deus permite que a ciência acompanhe os passos do homem  e evolua, no combate às dores humanas, permitindo tratamentos complementares de ponta, para que o sofrimento seja minorado e haja reabilitação, estabilização e cura de enfermidades, pois preza a felicidade e o bem estar da humanidade  como um todo.
Para a felicidade e realização  pessoal, Deus instituiu, desde o princípio, a família, célula-mãe da sociedade, à qual Ele devota maior apreço, dando a ela o suporte necessário para que o inferno não domine as relações interpessoais no lar e a destrua em consequência, desde que se instrua devidamente na Palava da Verdade.
Mesmo tendo o Pai Celestial disciplinado o homem, a adquirir seu pão diário com o suor de suas mãos, abençoou os frutos do seu trabalho, sem acepção de pessoas, vez que faz cair a chuva e descer o sol de Seu amor e chuva de bênçãos diárias  sobre bons e maus, justos ou não. Uma questão da generosidade divina, que optou por salvar e não eliminar o homem da face da terra. 
Para que  houvesse ordem e consequente harmonia entre os homens e os mesmos se preservassem do mal, instituiu leis, mandamentos e estatutos, para que as consequências de seus pecados não se abatessem sobre suas criaturas, poupando maiores sofrimentos à humanidade; infelizmente, muitos teimam em transgredir leis civis e morais.
As escolhas pessoais, imprevistos temporais, desastres naturais levam pessoas às tribulações , mas Deus as livra da angústia, no Seu devido tempo. Mesmo sendo satanás o governante deste mundo, o Espírito Santo tem atuado grandemente nesta terra, em superabundância de graças, contra a multiplicação dos pecados, mas Cristo venceu o mundo! João 16:33. Tenhamos bom ânimo!

quarta-feira, 25 de março de 2015

E ELE ERA MUITO RICO

    Senhor, nada me faltava naquele momento. Muito rico de posses, poderes e qualidades, de nada carecia ou dependia. Mas ouvi falar de ti, dos milagres e proezas, coisas que a minha posição social e de comando jamais me permitiriam realizar, como simples mortal. Aproximei-me, querendo saber como obter a vida eterna, pois, essa vida, onde poderia dominar com meus recursos, sabia que iria terminar.
    Chamei-Te, Mestre e bom, de certa forma, não contando com sua sabedoria e miser...icórdia para comigo, talvez para que também reconhecesse em mim alguém de qualidade e obediência, e de bondade, quem sabe? Então, ao contrário do que esperava, o que era Perfeito, não assumiu ser ¨bom¨ e me colocou no meu devido lugar de importância diante de Deus.
    Para minha surpresa, mesmo sabendo, pela sua onisciência, que guardava os mandamentos, os relembras e me convidas a guardá-los, como se fosse possível! Perguntei-te, QUAIS?, porque, no meu entender humano, nada havia a acrescentar à minha postura de obediência!
    Mesmo sabendo que me conhecias de verdade, desanimado, lembrei-te que a todos preceitos guardava, o que mais poderias querer de mim? Mas, me mostraste que estava longe das portas que se abrem para a vida, mesmo estando ali, junto de ti!
    Precisava vender tudo o que tinha para herdar a vida, mas sabia que Davi nada precisou vender para ser um homem segundo o coração de Deus. Que outros príncipes e profetas que me antecederam e que as Escrituras registram, de nada precisaram dispor materialmente e foram abastados e salvos para a eternidade.
    Saí triste de tua presença, primeiro, porque não entendi de pronto a conexão entre as duas realidades e, cabisbaixo, porque ainda não estava ao meu alcance compreendê-las. Sim, o apego à riqueza se tornou o meu mal, como o apego excessivo a pessoas, posições e tronos comuns se tornam o mal de muitas outras criaturas. Necessário se faz, deixar que os mortos enterrem seus mortos, soltar os grilhões e amarras que nos paralisam e escravizam, mas tenho riquezas e elas fazem o perfeito sentido para minha vida de aparente obediência.
    Pelo que me disseste, posso ser perfeito, mas, para seguir-Te, preciso me esvaziar de mim mesmo, das possessões interiores que ainda reinam no meu coração. Preciso tentar, sei que não conseguirei sozinho. Quem sabe, assim, poderei herdar a vida eterna? Preciso retornar a Ele.
    (A Bíblia não registra o que aconteceu com o jovem depois que se afastou de Jesus). 

DEUS APRECIA A GRATIDÃO


                Devemos agradecer a Deus por tudo: também por estarmos vivos, pela oportunidade de obtermos mais sabedoria e melhor compreender a Sua santa vontade para nossa vida! Muitas vezes, não lembramos, ou não conseguimos agradecer pelas tribulações e sofrimentos que enfrentamos. O Pai nos permite atravessar o vale da sombra e da morte para que, superando-o, estejamos preparados e fortalecidos espiritualmente: o que não marca não ensina! Peçamos a Deus a necessária paciência e tolerância cristãs diante dos revezes, sabendo que o fogo queima, mas purifica e embeleza a alma! Quando Jesus curou dez leprosos e, apenas um, veio para agradecer, revelou Cristo, a necessidade de sermos gratos. Ele não necessitava desse agradecimento para continuar a fazer sua obra de pregação e milagres, mas quis chamar a atenção para a importância de sermos gratos, e, na maioria das vezes, não temos sido. 

    "...nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz paciência. E a paciência, a experiência, e a experiência, a esperança e a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosdos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado."
    Romanos 5: 3 a 5.


terça-feira, 17 de março de 2015

EU ERA MUITO RICO

Senhor, nada me faltava naquele momento. Muito rico de posses,  poderes e qualidades, de nada carecia ou dependia. Mas ouvi falar de ti, dos milagres e proezas, coisas que a minha posição social e de comando  jamais me permitiriam realizar, como simples mortal. Aproximei-me, querendo saber como obter a vida eterna, pois,  essa vida, onde poderia dominar com meus recursos, sabia que iria terminar.
Chamei-Te, Mestre e bom, de certa forma, não  contando com sua sabedoria e misericórdia para comigo, talvez para que também reconhecesse em mim alguém de qualidade e obediência, e de bondade, quem sabe? Então, ao contrário do que esperava,  o que era Perfeito, não assumiu ser ¨bom¨ e me colocou no meu devido lugar de importância diante de Deus.
Para minha surpresa, mesmo sabendo, pela sua onisciência,  que guardava os mandamentos, os relembras e  me convidas a guardá-los, como se fosse possível!  Perguntei-lhe QUAIS?, porque,  no meu entender  humano,  nada havia a acrescentar à  minha postura de obediência!
Mesmo sabendo que me conhecias de verdade, desanimado, lembrei-te  que a todos preceitos guardava, o que mais poderia querer de mim? Mas,  me mostraste que estava longe das portas que se abrem para a vida, mesmo estando ali, junto de  ti!
Precisava vender tudo o que tinha  para herdar a vida, mas sabia que Davi nada precisou vender para ser um homem segundo o coração de Deus. Que outros príncipes e profetas que me antecederam   e que as Escrituras registram, de nada precisaram dispor  e foram abastados e salvos para a eternidade.
Saí triste de tua presença, primeiro, porque não entendi,   de pronto,  a conexão entre as duas realidades e, cabisbaixo,  porque ainda não estava ao meu alcance compreendê-las. Sim, o apego à riqueza se tornou o meu mal, como o apego excessivo a  pessoas,  posições e tronos comuns se tornam o mal de muitas criaturas. Necessário se faz, deixar que os mortos enterrem seus mortos, soltar os grilhões e amarras que nos paralisam  e escravizam, mas tenho riquezas e elas fazem o perfeito sentido para minha vida de aparente obediência.
Pelo que me disseste, posso ser perfeito, mas, para seguir-Te, preciso me esvaziar de mim mesmo, das possessões interiores que ainda reinam no meu coração. Preciso tentar, sei que não  conseguirei sozinho. Quem sabe, assim,  poderei herdar a vida eterna? Preciso retornar a Ele.
(A Bíblia não registra o que aconteceu com o jovem depois que se afastou de Jesus).